logo


Projetos
Projetos

Resumo da proposta geral


O Cerrado brasileiro é o segundo maior domínio vegetacional do Brasil, com aproximadamente 2.000.000 km2 estendendo-se de 6° S a 26° S, o que equivale a cerca de 25% do território nacional.. Esse bioma é formado por um conjunto de tipos de hábitats distintos, que variam em grau de cobertura arbórea desde áreas completamente abertas, cobertas por vegetação graminóide (e. g. campo limpo), passando por formações savânicas (e.g. cerrado sensu stricto) até áreas com hábitats florestais (e.g. florestas secas, semi-decíduas e cerradões). Nesse domínio vegetacional existem cerca de dez mil espécies de plantas vasculares, o que representa 1,5% de todas as espécies vegetais do mundo, sendo que quatro mil são endêmicas. Isso faz com que o Cerrado seja reconhecido como a savana biologicamente mais rica do mundo. Além da biodiversidade, a região de ocorrência do Cerrado também é estratégica para conservação de recursos hídricos. Isso porque essa engloba um grande número de nascentes e parte considerável das principais regiões hidrográficas da América do Sul. infelizmente também é a savana tropical mais ameaçada. Estima-se que menos de 20% de sua área ainda encontra-se preservada e apenas 1,2% em áreas oficialmente protegidas. Com a presente proposta pretende-se dar continuidade ao projeto já vinculado ao Programa Ecológico de Longa Duração (PELD), intitulado Cerrados do Planalto Central – Estrutura, dinâmica e processos ecológicos, que foi desenvolvido com bastante sucesso no último triênio sob a coordenação da Profa. Dra. Mercedes Bustamante (Ecologia - UnB). Os objetivos da proposta anterior, embasada principalmente na realização de estudos ecológicos de média e longa duração nas áreas de preservação que constituem a APA Gama e Cabeça de Veado (Reserva Ecológica do IBGE, Fazenda Experimental Água Limpa e Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasília), estão sendo mantidos na proposta atual.  A proposta consiste de oito sub-propostas, que serão desenvolvidas de maneira integrada, em muitos casos enfocando questões comuns sob distintas abordagens. O título das mesmas são os seguintes: 1. Dinâmica temporal do estrato herbáceo-arbustivo em fitofisionomias do Cerrado no Brasil Central; 2. Dinâmica da vegetação lenhosa em áreas de cerrado sentido restrito na APA Gama e Cabeça de Veado: duas décadas de monitoramento; 3. Lagartas e coleópteros herbívoros: estrutura e diversidade de interações tróficas entre espécies; 4. Drosofilídeos (Insecta) como ferramentas no monitoramento da biodiversidade; 5. Ecossistemas Aquáticos: processos, comunidades e qualidade de água; 6. Riqueza e funcionamento de comunidades microbianas em sistemas terrestres do Cerrado; 7. Monitoramento de comunidades de aves, morcegos e pequenos mamíferos não-voadores no Cerrado; e 8. Gestão da Pesquisa Científica e Acadêmica na Reserva Ecológica do IBGE e Manutenção das Coleções Científicas.

Os objetivos e metas gerais, a serem atingidos por meio dessas sub-propostas, são:

1. avaliar a diversidade e dinâmica temporal de ecossistemas terrestres e aquáticos e determinantes ambientais; 2. investigar o funcionamento e processos ecossistêmicos em ambientes terrestres e aquáticos; 3.  avaliar a alteração de sistemas naturais: áreas degradadas, deposição de nutrientes e invasão biológica; e 4. realizar o acompanhamento e avaliação das alterações ecossistêmicas e em comunidades animais em áreas florestais, causadas por eventos de fogo. Há também um forte envolvimento dos programas de Pós-graduação da UnB em Ecologia (nível 5), Botânica (nível 4), Zooologia (4), Biologia Molecular (nível 6) e o programa de Pós-graduação em Biologia Microbiana (nível 4), além do PPG em Ciências Genômicas da UCB (nível 5).


Sub-propostas

 
Dinâmica temporal do estrato herbáceo-arbustivo em comunidades campestres no Brasil Central

 

Tema: Dinâmica de comunidades e ecossistemas; Padrões e freqüência de perturbações naturais e impactos antrópicos e seus efeitos comunidades e ecossistemas

 

Pesquisadores:

Profª. Drª. Cássia Beatriz Rodrigues Munhoz

Prof. M.Sc. Chesterton Ulysses Orlando Eugênio
Drª. Aryanne Gonçalves Amaral

Leia mais...
 
Dinâmica da vegetação lenhosa em áreas de cerrado sentido restrito e matas de galeria na APA Gama e Cabeça de Veado: duas décadas de monitoramento

 

Tema: Dinâmica de populações e organização de comunidades e ecossistemas

 

Pesquisadores:

Prof. Dr. Manoel Claudio da Silva Junior (Coordenador do Projeto)
Prof. Dr. José Roberto Rodrigues Pinto (Vice Coordenador)
Prof. Dr. Christopher Willian Fagg

 
Leia mais...
 
Lagartas e coleópteros herbívoros: estrutura e diversidade de interações tróficas entre espécies

 

Tema:

 

Pesquisadores:

Profª. Drª. Ivone Rezende Diniz 

Prof.ª Drª. Marina Regina Frizzas

Profª. Drª. Flávia Nogueira de Sá

Profª. Drª. Helena Castanheira de Morais

Pof. Dr. Mário Almeida Neto

Leia mais...
 
Drosofilídeos (Insecta) como ferramentas para a conservação biológica

 

Tema: Conservação da diversidade biológica, Dinâmica de populações e organização de comunidades e Ecologia de espécies invasoras.

 

Pesquisadores:

Profª. Drª. Rosana Tidon 

 
Leia mais...
 
Ecossistemas Aquáticos: Processos, comunidades e qualidade de água

 

Tema:

 

Pesquisadores:

Profª. Drª. Luciana de Mendonça Galvão 
Profª. Drª. Bárbara Medeiros Fonseca
Profª. Drª. Melina Guimarães

Prof. Dr. José Francisco Gonçalves Júnior

Leia mais...
 
Riqueza e funcionamento de comunidades microbianas em sistemas terrestres e aquáticos do Cerrado

 

Tema:

 

Pesquisadores:

Profª. Drª. Mercedes Maria da Cunha Bustamante

Prof. Dr. Ricardo Henrique Kruger

Prof. Dr. Georgios Pappas Jr.

Profª. Drª. Cynthia Maria Kyaw

Leia mais...
 
Monitoramento de comunidade de aves, morcegos e pequenos mamíferos não-voadores no Cerrado

 

Tema:

 

Pesquisadores:

Prof. Dr. Emerson Monteiro Vieira 

Prof. Dr. Ricardo Bomfim Machado
Profª. Drª. Ludmilla Moura de Souza Aguiar

Leia mais...
 
Gestão da Pesquisa Científica e Acadêmica na Reserva Ecológica do IBGE e Manutenção das Coleções Científicas

 

Tema: Educação ambiental

 

Equipe responsável (IBGE):

Mauro César Lambert de Brito Ribeiro
Marina de Lourdes Fonseca Resende
Miriam Regina Lira Sabbag
Betânia Tarley Porto de Matos Góes
Fernandez Kenji Inazawa
Luciano de Lima Guimarães
Caius César Souza Ferreira
Diacis de Alvarenga
Francisco das Chagas de Oliveira Araújo

Leia mais...