logo


Gestão da Pesquisa Científica e Acadêmica na Reserva Ecológica do IBGE e Manutenção das Coleções Científicas

 

Tema: Educação ambiental

 

Equipe responsável (IBGE):

Mauro César Lambert de Brito Ribeiro
Marina de Lourdes Fonseca Resende
Miriam Regina Lira Sabbag
Betânia Tarley Porto de Matos Góes
Fernandez Kenji Inazawa
Luciano de Lima Guimarães
Caius César Souza Ferreira
Diacis de Alvarenga
Francisco das Chagas de Oliveira Araújo

 

Ao longo de 35 anos de existência, a Reserva Ecológica do IBGE (RECOR) tem viabilizado a realização de muitas pesquisas e levamentos científicos. Mais de 200 projetos já foram desenvolvidos e atualmente 49 estão em andamento. Essas atividades compreendem tanto trabalhos institucionais e científicos quanto atividades acadêmicas: graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Os resultados dessas atividades estão reunidos em dois bancos de dados - bibliográficos e de projetos, que foram consolidados a partir de 1998, com o apoio do CNPq ao Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração PELD – O Bioma Cerrado – Sítio Reserva Ecológica do IBGE – RECOR. Tal acervo já reúne mais de 990 referências bibliográficas decorrentes das pesquisas realizadas no Sítio 3 do PELD, com destaque para 116 dissertações de mestrado, 48 teses de doutorado e 233 artigos científicos. Registra também a participação de dezenas de professores, pesquisadores, estudantes, técnicos e colaboradores.
A RECOR é ainda referência por abrigar coleções científicas representativas do bioma Cerrado (o Herbário IBGE conta com um acervo de 70 mil exsicatas, dentre outras amostras e mantém intercâmbio com inúmeras instituições nacionais e internacionais), permitir a realização de aulas práticas ilustrando processos responsáveis pela estrutura e funcionamento do ecossistema e se definir como um sítio importante de disseminação das informações científicas, especialmente com estudos ecológicos de longa duração e formação de recursos humanos.

 

[VOLTAR]